Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais destinam-se a todos os jovens que tenham concluído o 9º ano de escolaridade. São uma vertente do Ensino Secundário que privilegia a formação prática, concebida para uma eficaz profissionalização.

Com o objetivo de desenvolver nos alunos competências para o exercício de uma profissão, o ensino profissional distingue-se, nomeadamente, pela sua articulação com as empresas, garantindo uma forte ligação ao mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Se concluíste o 9º ano, os Cursos Profissionais vão abrir-te a porta para uma educação com uma forte componente prática. Vais aprender o exercício de uma profissão e poderás, também, prosseguir estudos no ensino superior.

Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF)

Destinam-se aos jovens com idades entre os 15 e os 18 anos

Os cursos CEF dão equivalência ao 9.º ano de escolaridade e uma qualificação profissional.

Com estes cursos os jovens adquirem competências profissionais, através da formação tecnológica e do estágio realizado em empresas ou instituições.

As habilitações necessárias dependem da duração do curso a frequentar:

Tipo 2 – duração de 2 anos : 6º ou 7.º ano concluído ou frequência do 8º ano;
Tipo 3 – duração de 1 ano:   8º ano concluído ou frequência do 9º ano.

A conclusão de um curso CEF permite a continuação dos estudos no ensino secundário, designadamente nos Cursos Profissionais.

Se pretendes terminar o Ensino Básico e adquirir uma formação profissional para ingressares no mercado de trabalho.

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça no Barreiro

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça do Barreiro oferece uma diversidade aliciante de cursos aos jovens que procuram uma alternativa ao Ensino Secundário regular.

Na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça promovemos um ensino gratuito, com uma componente prática muito forte e estimulante. A formação é ainda complementada por um estágio profissional numa empresa onde o aluno aplica os conhecimentos adquiridos.

Indo de encontro ao desenvolvimento empresarial da cidade do Barreiro e das regiões circundantes da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa onde são necessários profissionais especializados, os estágios são uma janela de oportunidade para a entrada no mercado de trabalho.

Aqui, poderás estudar num ambiente descontraído e envolvente mas responsável e exigente.

Partilha nas redes sociais