Pessoas 2030 | financiamento

Descrição

Os cursos profissionais são percursos de ensino, ao nível do secundário, que permitem aos jovens, uma dupla certificação: profissional (nível 4 de qualificação do QNQ) e escolar.

Esta modalidade de ensino, para além de preparar os jovens para uma inserção no mercado de trabalho de forma mais qualificada, possibilita o prosseguimento de estudos ao nível de cursos pós-secundário e ensino superior, nomeadamente Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

A sua organização comporta várias dimensões da formação, nomeadamente, sociocultural, científica, técnica e de formação em contexto de trabalho. Estas dimensões são desenvolvidas de forma articulada em contexto escolar e de empresa, tendo por base metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem ajustadas às expectativas e necessidades de cada aluno em particular. Assente numa metodologia de projeto, a Prova de Aptidão Profissional é o momento, durante o qual, o aluno demonstra as competências e conhecimentos adquiridos ao longo dos 3 anos de formação.

A participação dos alunos na construção do seu percurso formativo, nomeadamente através dos seus contributos para o desenvolvimento dos projetos com a Comunidade e Tema anual de Escola é outra dimensão que se inscreve no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento que procuramos desenvolver. Em articulação com Área a Integração, esta componente de cidadania visa alargar os conhecimentos dos alunos sobre temáticas que são relevantes para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos da realidade social da qual fazem parte.

Objetivos

O Projeto Educativo da EPBJC tem como grande objetivo, o desenvolvimento de uma formação integral dos alunos, nas suas múltiplas aceções (sociocultural, científica, técnica, cultual e cívica) visando a sua integração socioprofissional e/ou prosseguimento de estudos e o seu desenvolvimento enquanto cidadãos ativos e participativos.

Para a prossecução deste objetivo procuramos desenvolver uma cultura escolar de sucesso educativo de todos os alunos através da aposta num ensino de qualidade e inclusivo que procura combater todas as formas de exclusão social, económica e cultural. Neste sentido, é importante ter presente que toda a comunidade educativa deve estar envolvida (alunos, enc. de educação, professores, trabalhadores da escola e empresas) valorizando-se os contributos de cada interveniente.

A participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem é outro dos objetivos que procuramos desenvolver, tendo por base o ponto de partida do grupo/turma e de cada aluno individualmente. O sucesso educativo visa, igualmente, a promoção de um trabalho colaborativo entre os alunos, nomeadamente, através do desenvolvimento de múltiplos projetos nomeadamente com a comunidade ou interdisciplinares.

Outro objetivo fundamental prende-se com o desenvolvimento da Educação para a Cidadania na qual se cruzam os contributos das diferentes componentes de formação, disciplinas e Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD). Neste domínio procuramos desenvolver, a par com a Área de Integração, competências sociais e de intervenção cívica que ajudem os alunos a desenvolver o sentido crítico e participativo, nomeadamente através das Assembleias de Turma e Conselhos de Delegados e na definição de subtemas, no âmbito do Tema de Projeto de Escola e de projetos que pretendem desenvolver, nomeadamente através da cooperação com outras instituições. Através da nossa ação no contexto educativo pretendemos, também contribuir para a valorização do ensino profissional em Portugal, recusando a sua descaracterização ou subvalorização.