Em 2021, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça arrancou com a sua estratégia de internacionalização e apresentou projetos próprios ao Programa Erasmus+. Já realizávamos diversos intercâmbios a convite de outras entidades (Espanha, Itália, Hungria, etc…), mas sabemos que, desta forma, demos um passo importante e que vai permitir aos nossos estudantes, de forma regular e contínua, usufruir de uma experiência internacional única durante a sua formação!
Pela sua natureza, o Projeto Erasmus+ permite que os alunos do Ensino Profissional enriqueçam a sua experiência profissional e pessoal no estrangeiro, colocando em prática o que já aprenderam, num contexto complemente novo e diferente.
Isto vai reforçar, entre muitas outras coisas, a sua autonomia, autoestima e desenvolvimento de competências culturais enriquecedoras do currículo profissional!
Além disso, não duvidamos que estas experiências vão promover a Cidadania e o desenvolvimento de competências transversais, essenciais para a formação de bons profissionais e cidadãos ativos, socialmente solidários e com forte consciência crítica sobre o mundo em que vivemos, o que vai ao encontro do que defendemos enquanto Escola e do nosso Projeto Educativo.
O Erasmus+ será uma fonte de motivação e orgulho para toda a nossa comunidade escolar. Queremos criar bons técnicos, com características humanas que possam melhorar o seu desempenho e ambicionar um futuro digno e capaz, independentemente da sua religião, crenças, extrato social, sexo ou cor de pele.
O que está, então, a acontecer?
Começámos com um grupo de alunos de 11º ano dos nossos cursos profissionais, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho (estágio profissional) em empresas em Barcelona, Espanha, relacionadas com a área em que estudam, com o objetivo de aprofundar a cultura escolar para o SUCESSO EDUCATIVO de todos os alunos e promover a educação para a CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.
Os nossos alunos obtêm preciosos conhecimentos técnico-práticos, noutros países, a par do aperfeiçoamento de diversas competências sociais, necessárias para o seu futuro: trabalho em equipa, relacionamento com o outro e com a comunidade, competências linguísticas, criatividade, iniciativa….
E vamos continuar com momentos de mobilidades neste âmbito, já em janeiro de 2023, para alunos do 12º ano!
Os alunos vão voltar estagiar em empresas de referência nas suas áreas, com experiência, conhecimento técnico especializado e pessoal qualificado e capaz de transferir saberes de forma adequada, reforçando, entre outras questões, as competências digitais, linguísticas e interpessoais. Podem abrir-se novas oportunidades para desafios profissionais futuros e, sem dúvida, trazer na bagagem uma experiência sem igual, novos conhecimentos, contactos e competências!
Os estágios serão acompanhados pela Escola, que fará a monitorização e avaliação do projeto.
Erasmus+, como tudo começou…
O Erasmus+ é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
Foi criado em 1987 e tem vindo a tornar-se um verdadeiro momento de descoberta e uma experiência única para milhares de jovens!
O atual programa (2021/27) conta com um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros e coloca um grande foco nas questões referentes à inclusão social, às transições ecológica e digital e à promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Acima de tudo, o Erasmus+ oferece oportunidades de mobilidade e cooperação em diversas áreas, nomeadamente, no Ensino Profissional.
É uma forma muito direta de enriquecer as vidas dos jovens estudantes europeus, abrindo mentes e fronteiras, com efeitos educativos, sociais, pessoais e profissionais muito positivos!
A forma de atuação deste projeto potencia o conhecimento, as competências e atitudes e estimula a curiosidade, a inovação, a compreensão, a independência e, também, a empregabilidade.
Sabe tudo em:
https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/about-erasmus/o-que-e-o-erasmus
https://www.erasmusmais.pt/setor-ensino-formacao-profissional
* Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação. Nem a a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.