O que são Cursos Profissionais e quais as vantagens deste ensino?

A formação ao longo da vida dá-te oportunidade de projetares o teu futuro. E completar o 12.º ano permite-te dar mais um passo nessa direção.

Felizmente, existem muitas vias possíveis para concluir o ensino secundário – uma delas diz respeito aos cursos profissionais

Mas de que forma este tipo de ensino pode ser uma vantagem? Como te pode ajudar a construir o teu futuro a nível profissional? Continua a ler e fica a saber tudo.

Conhece aqui os nossos cursos profissionais

O que é o Ensino Profissional?

O que distingue um curso profissional das restantes opções de integração no ensino secundário é o forte vínculo ao mundo profissional.

Os três anos de formação (referentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos) são marcados por uma acentuada componente prática, que valoriza o desenvolvimento de competências técnicas direcionadas para o exercício de uma profissão ou, se for essa a vontade, para continuar a formação ao ingressar no ensino superior.

Como funcionam os Cursos Profissionais?

Além de uma componente sociocultural mais teórica – comum a outras modalidades de ensino, vulgarmente chamadas de ensino regular –, a oferta curricular dos cursos profissionais é também sustentada numa componente científica e técnica específica de cada área.

O contexto prático destes cursos é fortemente baseado no modelo de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), que é, no fundo, um estágio numa empresa ou instituição.

Mas o que é que isto significa?

Significa que esta modalidade de ensino é sustentada numa articulação com empresas e outras instituições, o que estimula a ligação ao mundo do trabalho.

Desta forma, os alunos podem experimentar o contexto laboral, onde são fornecidas uma visão real e uma experiência única que os irá ajudar na altura de ingressarem numa profissão.

Quais as vantagens deste tipo de ensino?

Beneficias de um ensino prático e personalizado

Além dos conhecimentos teóricos, os cursos profissionais dão-te a oportunidade de vivenciares de forma real o contexto profissional da área que escolheres. Desta forma, quando a tua formação acabar, já existirá preparação para o futuro profissional que te espera, com expetativas reais, e saberás pôr em prática o que aprendeste.

Além do mais, como é um ensino direcionado para o exercício de uma profissão, a oferta é personalizada, fornecendo recursos úteis, aprofundados e atualizados consoante a evolução do mercado de trabalho.

Desta forma, são cursos com grandes taxas de sucesso, por exemplo, ao nível da conclusão do curso (95%), da empregabilidade (73%) e, ainda, da satisfação dos empregadores (95%).

Tens múltiplas possibilidades para prosseguires os estudos

Longe vai o tempo em que se pensava que o ensino superior não era para os alunos dos cursos profissionais, uma vez que ingressavam logo no mundo do trabalho.

Na realidade, a experiência adquirida nestes cursos e a noção sustentada do contexto profissional podem até facilitar a aprendizagem no ensino superior, pois os alunos conseguem aplicar os conhecimentos na prática. A taxa dos nossos alunos que decidiram prosseguir estudos no ensino superior, depois de acabar o curso profissional, é de 27%!

Assim, hoje em dia existem mais hipóteses que te permitem continuar os estudos, se for esse o teu desejo.

Primeiro, há a possibilidade de realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino secundário, independentemente do tipo de ensino.

No entanto, existe uma nova via específica para os cursos profissionais, que pretende dar resposta à velha questão de que os alunos destes cursos realizam exames de matérias que não deram.

Assim, através de uma modalidade de concurso regional, podem agora concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar e são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos.

Consegues dupla certificação

Além da certificação de ensino secundário, ao terminares um curso profissional recebes ainda uma certificação profissional, resultado do percurso de qualificação de Nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Múltiplos cursos à tua escolha na EPBJC

As ofertas para o ensino profissional são cada vez em maior número e mais variadas, procurando alcançar todas as áreas do mundo profissional atual e responder a todas as suas necessidades.

Desta forma, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) tem na sua oferta formativa vários cursos profissionais, tendo como objetivo preparar-te para o exercício de funções laborais na área de formação que escolheres. Estão à tua disposição em várias delegações que temos pelo país, para o ano letivo de 2020/2021, as seguintes opções:

  • Técnico de Logística;
  • Técnico de Juventude;
  • Técnico de Apoio Psicossocial;
  • Animação Sociocultural;
  • Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade;
  • Técnico de Apoio à Infância;
  • Técnico de Design e Artes (Artes Gráficas);
  • Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos;
  • Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;
  • Técnico de Informática e Gestão;
  • Técnico de Receção (Turismo);
  • Técnico de Gestão Empresarial, Marketing e Publicidade (Comercial).

Se pretendes optar por um ensino profissional ou procuras saber informação detalhada dos vários cursos disponíveis, a EPBJC encontra-se à tua disposição!

Conhece aqui os nossos cursos profissionais