Programa | Erasmus+ |
Designação do projeto | Construindo pontes para o futuro |
Ação | KA122-VET Call 2021 Round1 |
Área | Educação e Formação Profissional |
Nº Projeto | 2021-I-PT01-KAI22-VET-000019169 |
Entidade | Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça |
ID da Entidade | E10018565 |
Organização Parceira | EPD – European Projects Development, Unipessoal Lda. |
ID da Organização Parceira | E10109528 |
Duração total do projeto | 18 Meses |
Data de início | 01/12/2021 |
Data de conclusão | 01/06/2023 |
Mobilidade 1 | Step Up Level – Espanha |
Cidade | Barcelona |
ID da Mobilidade | E10267506 |
N.º alunos | 15 |
Início de realização | Maio/2022 |
Alunos | Das delegações de Beja, Barreiro e Porto |
Duração | 8 semanas efetivas de estágio profissional (60 dias) |
N.º de acompanhantes | 2 (num total de cinco dias) |
Mobilidade 2 | KASAPT |
Cidade | Bergerac |
ID da Mobilidade | E10173534 |
N.º alunos | 14 |
Início de realização | jan/2023 |
Alunos | Das delegações de Lisboa e Seixal |
Duração | 8 semanas efetivas de estágio profissional (60 dias) |
N.º de acompanhantes | 2 (num total de cinco dias) |
Objetivos Definidos e Resultados Alcançados | 1. Adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências linguísticas e digitais, contribuindo para melhorar o aproveitamento escolar dos alunos Para medir os resultados do aproveitamento escolar utilizamos os módulos não realizados (NR) e calculamos duas taxas: a percentagem de alunos com NR e a percentagem do volume total de módulos não realizados. No final do ano letivo apuramos que 29% dos alunos tinham pelo menos um NR e a percentagem do número de NR, a dividir pelo total de módulos lecionados vezes o número de alunos foi de 3%. Como é natural a evolução deste indicador vai-se fazer sentir a médio prazo. Regista-se uma evolução muito positiva na elaboração e envolvimento dos alunos nos Planos de Recuperação das Aprendizagens. 2. Reforçar a motivação e autoestima e compreensão da importância dos conhecimentos escolares adquiridos para a vida futura A taxa de conclusão, como é lógico, apura-se no final do ciclo de formação (2019/2022) e foi de 70%, melhor do que no ciclo anterior (2018/2021) que foi de 68%. No final do ano 2021/2022 a taxa de desistência foi de 9%. Dados mais recentes já relativos ao 2º trimestre do ano 2022/2023, mostram uma evolução positiva, na ordem dos 5% contra os 5,5% em igual período do ano anterior. Em todas as turmas foram construídos Planos de Recuperação e Aprendizagens (Planos Estratégicos), implementados e avaliados. 3. Proporcionar novas experiências profissionais, enriquecedoras do currículo e aumentando a possibilidade de acesso a um mercado de trabalho mais alargado Para medir estes resultados, utilizamos como indicadores o grau de satisfação dos alunos, a situação dos alunos pós-formação e o grau de satisfação dos empregadores. Os instrumentos utilizados foram os inquéritos aos alunos e aos empregadores. Cerca de 93% dos alunos consideraram que o curso é um ensino prático e que os prepara para as profissões, enquanto que 75% considera que os prepara para o prosseguimento de estudos. Os empregadores manifestaram um grau de satisfação de 97%, nas competências técnicas; 94%, no planeamento e organização; 98%, na responsabilidade e autonomia; 97%, na comunicação e relações interpessoais e 99%, no trabalho em equipa. Ao fim de 6 meses, 38% destes diplomados estavam a trabalhar, 40% a estudar e 26% não estudavam nem trabalhavam (nem/nem). Estes indicadores, na nossa opinião, refletem melhor a realidade quando efetuados ao fim de 18 meses, e, no último realizado os nem/nem já eram “apenas” 16%. 4. Promover uma maior consciência para a Cidadania e para a importância do seu exercício numa sociedade em permanente evolução Os alunos que foram para Barcelona (Espanha) estavam a frequentar o 11º ano e, de acordo com a Estratégia da Educação para a Cidadania da EPBJC, nesse ano letivo foram trabalhados dois módulos da Área de Integração e, em justaposição, dois domínios da Educação para a Cidadania: O Mundo do Trabalho e Interculturalidade (Diversidade Cultural e Religiosa). A sua experiência ERASMUS+ permitiu-lhes conhecer e comparar as condições de trabalho em Espanha e em Portugal e ficar a conhecer um pouco melhor a cultura e o património daquele país, através da realização de várias visitas de carater cultural, mas também em termos lúdicos. Os alunos que foram para Bergerac (França) eram do 12º ano. Neste ano letivo, na Área de Integração, em justaposição com os dois módulos, foi trabalhado o domínio da Educação para a Cidadania sobre “As Instituições e a Participação Democrática”. Os alunos tiveram oportunidade de comparar a qualidade democrática do ensino profissional em Portugal com o que se verifica em França. A existência em Portugal de um currículo com as componentes sociocultural, científica, técnica e prática é uma enorme mais valia, aliás, reconhecida pelos empregadores franceses. Quer os alunos que estiveram em Barcelona, quer em Bergerac partilharam, no regresso, com os seus colegas as suas experiências, enriquecendo as aulas com os seus contributos. |
Satisfação dos Alunos | O acompanhamento dos participantes ocorreu na fase de preparação da mobilidade, durante a sua concretização e na fase imediatamente após a sua conclusão. Durante esse período, a Escola acompanhou de perto, por diversos meios, os alunos. Na realização dos seus inquéritos após o termo da mobilidade, destacamos algumas taxas relevantes, afetas à satisfação dos alunos: – 100% de satisfação com a mobilidade realizada – 96,43% de satisfação com a organização geral da atividade ao nível da logística e da organização de questões práticas – 100% de satisfação com a organização de viagem – 98.86% de satisfação com o alojamento – 100% de satisfação com a informação sobre seguro e cobertura do mesmo – 96,43% de satisfação sobre a resposta rápida e útil de questões ou queixas – 96% considera que o estágio na empresa de acolhimento foi de boa qualidade e relevante para si – 89% sentiram-se bem recebidos e integrados nas empresas de acolhimento |
Programa | Erasmus+ |
Ação | KA122-VET Call 2021 Round1 |
Área | Educação e Formação Profissional |
Nº Projeto | 2021-I-PT01-KAI22-VET-000054673 |
Entidade | Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça |
ID da Entidade | E10018565 |
Organização Parceira | EPD – European Projects Development, Unipessoal Lda. |
ID da Organização Parceira | E10109528 |
Duração total do projeto | 24 Meses |
Data de início | 01/06/2022 |
Data de conclusão | 31/05/2024 |
Mobilidades | a) Alunos (Mobilidade FCT e Mobilidade 10 dias) b) Staff (Mobilidade Pessoal Docente) |
Cidade | Barcelona |
N.º participantes | a) 14 Alunos b) 3 Docentes |
Início de realização | janeiro/2023 |
Participantes | Alunos das delegações de Beja, Barreiro e Porto Docentes das disciplinas de Inglês, Matemática e Informática |
Duração | a) Alunos – 60 dias (FCT) e 10 dias (Mobilidade Curta) b) Staff – 5 dias |
N.º de acompanhantes | 6 acompanhantes nas Mobilidades de alunos |
Avaliação Geral | Nas mobilidades proporcionadas a Alunos, verifica-se que 71,43% encontra-se “muito satisfeito” e 28,57% encontra-se “satisfeito” com a mobilidade desenvolvida, não existindo quaisquer casos de alunos “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” Na mobilidade proporcionada ao Staff, 100% dos participantes referem estar “muito satisfeitos” |
Avaliação referente aos preparativos | Nas mobilidades proporcionadas a Alunos, 92,31% referiu sentir-se “bem preparado” antes da realização da mobilidade, sendo que 100% refere ter tido conhecimento do que esperar, nomeadamente quais os objetivos e atividades a realizar. Na mobilidade proporcionada ao Staff, 100% dos participantes referiram estar “bem preparados” e saber, também, o que esperar da mobilidade. |
Avaliação referente ao acolhimento | 100% dos participantes, Alunos e Staff, referiram ter sido bem recebidos nas entidades de acolhimento, como o devido acompanhamento e, também, que os ensinamentos obtidos naquela entidade tinham qualidade e eram relevantes. |
Benefícios da Mobilidade | Nas respostas obtidas por parte dos Alunos, destacam-se os seguintes benefícios: ” Aprendi ou melhorei competências práticas que são úteis” (98,86%), ” Tornei-me mais confiante, independente e responsável” (98,86%), “Estou desejoso de usar mais tecnologias digitais nos meus estudos ou trabalho” (85,71%). Por parte do Staff, foram destacados os seguintes benefícios: “Aprendi ou melhorei competências práticas relevantes para as minhas funções e desenvolvimento profissional”, “Tenho uma melhor compreensão sobre a diversidade na minha sociedade”, “Estou mais comprometido para trabalhar contra a discriminação, intolerância, xenofobia e racismo”, “Aprendi mais sobre a União Europeia e os valores europeus” (todos com 100%). |
Competências Linguística | 92% dos Alunos consideram que melhoraram as suas competências linguísticas e 100% do Staff considera o mesmo. |
Programa | Erasmus+ |
Área | Educação e Formação Profissional |
Nº Projeto | 2023-I-PT01-KAI21-VET-000121967 |
Entidade | Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça |
ID da Entidade | E10018565 |
Organização Parceira | EPD – European Projects Development, Unipessoal Lda. |
ID da Organização Parceira | E10109528 |
Duração total do projeto | 15 Meses |
Data de início | 01/06/2023 |
Data de conclusão | 31/08/2024 |
Mobilidades | Alunos – Mobilidade Formação em Contexto de Trabalho |
Cidade | Barcelona |
N.º participantes | 8 Alunos |
Início | abril/24 |
Termo | junho/24 |
Participantes | Alunos das delegações de Lisboa e do Seixal |
Duração | 8 semanas efetivas de estágio profissional (60 dias) |
N.º de acompanhantes | 2 acompanhantes |
Objetivos Definidos, Resultados Alcançados e Satisfação dos Participantes | 1. Adquirir novos conhecimentos, desenvolver e cimentar competências linguísticas e digitais, contribuindo para melhorar o aproveitamento escolar dos alunos Os alunos em mobilidade realizaram a sua FCT em empresas ou instituições da sua área de formação, tendo sido previamente avaliadas as tarefas específicas (por aluno e curso) a desempenhar no sentido de cimentar conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos em contexto escolar a par da aquisição de novos conhecimentos e competências, nomeadamente linguísticas e digitais. Para tal, foi feito um acompanhamento em permanência por um Tutor designado no local de estágio, em coordenação com o Orientador de Estágio da EPBJC, que acompanhou, remotamente, o desenvolvimento do estágio. Esta sinergia permitiu a correta integração dos alunos nos locais de estágio e o acompanhamento, evolução e validação das aprendizagens adquiridas, que culminou, já em Portugal, no momento de apresentação dos Projetos de Aptidão Profissional, tendo-se verificado uma nota (média) de 17.5 valores e de 18.25 valores para a nota (média) da FCT. No início e no final da FCT, os alunos foram também acompanhados presencialmente por dois professores da EPBJC, que se deslocaram a Barcelona para o efeito, garantindo o quer o arranque, quer o encerramento adequado do processo. Satisfação dos alunos em mobilidade: – 100% considera que o estágio na empresa de acolhimento foi de boa qualidade e relevante para si – 100% sentiu-se bem-recebido e integrado nas empresas de acolhimento – 100% refere que melhorou as suas competências na língua utilizada durante a mobilidade 2. Reforçar a motivação e autoestima e compreensão da importância das habilitações escolares e competências profissionais no desenvolvimento pessoal e no projeto de vida Consideramos as mobilidades como uma oportunidade única para os alunos ganharem uma maior autonomia e responsabilidade, nomeadamente, porque, apesar de existir um acompanhamento e apoio da Escola, serem colocados numa situação real em que têm que gerir as suas vidas a diversos níveis, individualmente e em grupo, a par da integração no contexto real de trabalho em empresas ou outras entidades. O desenvolvimento da mobilidade num outro país da EU, no caso, numa cidade que é um gigantesco e heterogéneo mosaico sociocultural e económico, permite uma imersão e uma reflexão sobre o seu papel enquanto pessoas e na importância e impacto que as habilitações e competências podem ter no seu futuro. Satisfação dos alunos em mobilidade: – 100% considera se tornou mais confiante, independente e responsável – 87.5% considera que clarificou objetivos pessoais e profissionais – 75% considera que aumentou as probabilidades de encontrar um trabalho no futuro 3. Promover uma maior consciência para a Cidadania e para a importância do seu exercício numa sociedade em permanente evolução e cimentar práticas no âmbito da cidadania democrática (incluindo processos democráticos) e da U.E., bem como da diversidade cultural (incluindo questões contra discriminação, racismo, etc.) e, ainda, ao nível da sustentabilidade e responsabilidade ambiental Os alunos que realizaram esta mobilidade são alunos de 12º ano que, durante o seu percurso escolar na EPBJC e de acordo com a Estratégia da Educação para a Cidadania, trabalharam diversos conteúdos em contexto escolar, nomeadamente, em módulos específicos da disciplina de Área de Integração, a par de trabalhos e projetos desenvolvidos com a comunidade. Esta mobilidade foi, adicionalmente, pautada pela realização de atividades específicas com o objetivo de consciencializar os alunos para determinadas problemáticas e coloca-los em contacto direto com entidades que as trabalham, diariamente. Foi o caso da visita a instituições que trabalham com situações afetas à integração de emigrantes, racismo, xenofobia e igualdade de género. Os alunos também conheceram projetos estatais de natureza semelhante, realizaram iniciativas afetas à conservação da natureza e diversas visitas culturais. Satisfação dos alunos em mobilidade: – 100% considera que aprendeu mais sobre o ambiente, o clima e questões de sustentabilidade e 62.5% mudou mesmo os seus hábitos para se tornar mais sustentável – 100% refere que tem agora uma melhor compreensão sobre a diversidade na sociedade e está mais comprometido em trabalhar contra a discriminação, intolerância, xenofobia e racismo – 87.5% refere ter aprendido mais sobre a Europa e os valores europeus Na realização dos seus inquéritos após o termo da mobilidade, destacamos, ainda, algumas taxas relevantes, afetas à satisfação dos alunos: – 100% de satisfação geral com a mobilidade realizada – 100% de satisfação com a organização geral da atividade ao nível da logística e da organização de questões práticas, de organização de viagem, alojamento, cobertura de seguro e forma como questões ou reclamações foram tratadas |