Liberdade, Saúde e Segurança na Era Digital | Tema de Projeto Escola 25/26

Na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça desenvolvemos anualmente um Tema de Projeto Escola.

A escolha deste ano tem uma relevância e atualidade muito grande e resulta da necessidade de refletirmos, em conjunto com os nossos alunos, sobre as vantagens e desvantagens, os perigos e as potencialidades do uso das tecnologias e da internet em diversos contextos.

Os problemas….

❌ O mundo digital no qual vivemos, em que a tecnologia e a Internet estão profundamente integrados no quotidiano, acarreta transformações no modo como cada um de nós perceciona o mundo, nas relações sociais e na saúde mental individual e coletiva, com problemas ao nível da ansiedade e depressão entre os jovens.

❌ O 𝑐𝑦𝑏𝑒𝑟𝑏𝑢𝑙𝑙𝑦𝑖𝑛𝑔 e o uso da inteligência artificial de forma maliciosa afetam, igualmente, a saúde mental, a reputação, a privacidade e a segurança dos nossos jovens.

❌ A tecnologia surge como um elemento disruptivo e as aplicações e as redes sociais são espaços/tempos de encontros e desencontros, numa vigilância constante do “eu” e do “nós”.

❌ As aprendizagens que realizamos com os outros estão igualmente condicionadas e afetadas pela dependência excessiva das redes sociais.

❌ A manipulação da informação a que estamos sujeitos é um dos fatores de construção de valores de forma errónea.

E agora?

Importa garantir a liberdade digital enquanto direito que cada um tem para navegar e aceder à informação, mas esta liberdade tem de ser equilibrada com a garantia da segurança digital, nomeadamente ao nível da proteção de dados pessoais, ataques cibernéticos, disseminação de notícias falsas e desinformação.

✅ Vamos trabalhar este tema de modo a envolver, alunos, pais e encarregados de educação, bem como toda a comunidade escolar e educativa.

✅ Queremos dar passos positivos e relevantes e, por isso, vamos criar momentos de discussão sobre a temática e realizar diversos projetos que promovam a pesquisa e a reflexão sobre as questões da manipulação da informação, da saúde mental, da segurança digital e do uso responsável e consciente da internet.