No final de 2021, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça participou ativamente em mais um intercâmbio Eramus+ no âmbito do projeto #RepresentationMatters, da Associação No Borders Milano.
Foi um verdadeiro encontro de diferentes culturas e nacionalidades! A convite da Associação Mais Cidadania, o psicólogo Hugo Ricardo e seis alunos das delegações de Porto e Lisboa, viajaram até Gabiate, em Itália. No intercâmbio estiveram presentes 40 pessoas (participantes e líderes) de seis países: Itália, Portugal, Bulgária, Roménia, Finlândia e Alemanha.
Os grandes objetivos deste projeto passaram por:
- Promoção da reflexão e discussão sobre o uso de estereótipos, preconceitos e discriminações por parte dos meios de comunicação na Europa;
- Debate sobre a representação de minorias e grupos marginalizados nos meios de comunicação e como encontrar respostas a este desafio num contexto europeu;
- Identificação de formas comuns de estereótipos, preconceitos e de discriminação nos media;
- Conscientização para as diferenças étnicas e de género;
- Promoção do conhecimento sobre o discurso de ódio e sobre o impacto da representatividade nos meios de comunicação;
- etc.
Para a organização e concretização do intercâmbio realizou-se uma reunião prévia para preparação das atividades e que contou com o psicólogo e líder do grupo, Hugo Ricardo, e a aluna Mariana Alvito.
A Joana Baeta, a Mariana Alvito, a Raynara Castro – Delegação de Lisboa – e o Miguel Fonseca, o Rafael Santos e o Rui José – da Delegação do Porto – desenvolveram inúmeras atividades, workshops, momentos de reflexão de grupo, elaboração de vídeos (mais tarde exibidos num centro juvenil na cidade de Milão), etc.
Claro que houve tempo também para partilhar a cultura de cada país com os outros participantes, de passear pela região e, até mesmo, de brincar na neve!
Os alunos puderam não só melhorar o seu domínio da língua inglesa mas, também, explorar as suas capacidades e competências, quer sociais, quer digitais. Tornaram-se mais conscientes acerca do nosso lugar na Europa e das discrepâncias existentes entre os países participantes e aprenderam a trabalhar em ambientes multiculturais e com pessoas que, antes do projeto, lhes eram totalmente desconhecidas, o que requereu da sua parte resiliência e proatividade.
O grupo representou a nossa Escola Profissional e o país da melhor forma, criando laços de amizade muito fortes entre si e com os outros participantes – a coesão e união do grupo foi, claramente, um elemento facilitador durante toda a experiência!
Claro que também este projeto deu-nos a oportunidade de conhecer pessoas novas de outros países mas, também, os alunos que me acompanharam nesta aventura. Acabei por criar laços rapidamente e adorei experienciar estes momentos com eles ao meu lado!
Para terminar, gostaria de agradecer profundamente de uma maneira geral à Escola Bento Jesus Caraça e também à Associação Mais Cidadania por me terem dado esta oportunidade.Sem dúvida que frequentar esta escola só me trouxe coisas boas!
Testemunho do Rafael Santos