Pela 1ª vez, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça realizou uma mobilidade Erasmus+ destinada ao Staff. E foi uma experiência que iremos, certamente, repetir!
Esta mobilidade teve como destinatários o pessoal docente das áreas de Inglês, Matemática e Informática para uma experiência de Job Shadowing. Levamos, então, 3 dos nossos professores até Barcelona, para 3 dias intensos e com experiências muito significativas, que permitiram um crescimento profissional e pessoal relevante.
Com um acompanhamento muito aproximado, os professores tiveram a oportunidade de observar e contactar com realidades de Ensino internacionais e, assim, observar algumas metodologias em sala de aula que lhes permitirão uma reflexão sobre estratégias e competências facilitadoras da aprendizagem em sala de aula, com o objetivo de cimentar o sucesso educativo dos nossos alunos.

A mobilidade incluiu atividades em ambiente de Ensino, na Escola de Mitjans Audiovisuals (EMAV) e na Escola Espai, mas também vários momentos de âmbito cultural e de cidadania europeia, no Institut Miquel Tarradell, por exemplo.
Esta mobilidade ERASMUS+ foi uma mais-valia pessoal e profissional. (…) e permitiu-me ter uma noção maior da multiculturalidade das escolas europeias, dos desafios que isso nos traz, mas também reafirmar a consciência de que o ensino profissional é uma opção cada vez mais válida para muitos e que a forma como trabalhamos na nossa escola parece trilhar caminhos comuns na prática europeia.
Prof.ª Carla Diogo
Terminada a experiência, considero o saldo extremamente positivo. Ainda que a aplicação prática de novos ensinamentos possa não ser imediata, a verdade é que estaremos garantidamente munidos de mais experiências e ferramentas que, a seu tempo, contribuirão para uma melhoria das nossas próprias práticas.
Prof. Renato Morais
Somos em parte resultado das experiências que vivemos, pelo que a presente experiência acrescentou garantidamente valor. Talvez o mais significativo resida na consciencialização de que o espaço europeu é cada vez mais multicultural e que esta nova realidade deverá ser acompanhada de maior responsabilidade ao nível das respetivas integrações, respeito pela diferença e diversidade.
Considero que foi importante visitar outros locais, outras instituições de ensino, perceber como é que dão resposta a questões que são transversais e independentes ao país onde vivemos. É sempre enriquecedor conhecer outras experiências e entender a forma como promovem o crescimento e sucesso educativo dos seus alunos.
Prof.ª Sandra Rei
A experiência foi muito positiva e acrescenta valor à minha vida pessoal e profissional. A diversidade cultural na União Europeia é cada vez mais evidente e temos de a saber aproveitar, é com a diversidade que crescemos enquanto sociedade.
