A aventura Erasmus+ continua!

Depois de uma primeira experiência em Barcelona, no ano passado, os alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça vão rumar a França, no âmbito do Erasmus+. Entre janeiro e março de 2023, vão realizar o estágio profissional (Formação em Contexto de Trabalho) em empresas ligadas à sua área de estudo. No regresso vão trazer muitas novas competências profissionais e sociais na bagagem. E crescer, ainda mais!

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça dá seguimento à sua estratégia de internacionalização, que pretende reforçar a diversidade de oportunidades de aprendizagem, em diferentes contextos, aos seus alunos. Com um Projeto Educativo totalmente orientado para uma educação inclusiva e para o sucesso educativo, as mobilidades no âmbito do Erasmus+ são uma
oportunidade perfeita para que os alunos do Ensino Profissional enriqueçam a sua experiência e competências transversais ao nível profissional, social e cultural, no estrangeiro.

A nossa Escola contava já com várias experiências Erasmus no seu currículo (intercâmbios e projetos de curta duração). Em 2022, reforçou esta faceta, com a realização de uma mobilidade pioneira, em Barcelona. E se o entusiasmo inicial era grande, o balanço final foi mais que positivo!

Por isso, alunos de todas as delegações seguem agora para duas mobilidades – uma em Roubaix, outra em Bergerac. Duplicam-se as expectativas e a certeza de que esta experiência complementa o seu currículo escolar, potencia e alarga o seu conhecimento técnico e aumenta a possibilidade de uma melhor integração no mercado de trabalho. Além disso, vão poder desenvolver competências linguísticas e digitais, estimular a curiosidade e a independência e promover uma maior consciência para a Cidadania e o seu exercício no mundo atual.

As mobilidades Erasmus+ são uma fonte de motivação e orgulho para a comunidade escolar da EPBJC, que pretende formar bons técnicos e cidadãos conscientes e ativos, com características humanas que lhes permitam seguir o seu percurso de forma digna e capaz, independentemente da sua religião, crenças, extrato social, sexo ou cor de pele.