Erasmus+ | 10 Dias em Barcelona

As mobilidades Erasmus+ fazem parte da estratégia de internacionalização da EPBJC e esta, em concreto, foi uma nova experiência que a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça irá, sem dúvida, repetir!

Esta mobilidade teve a duração de 10 dias e juntou alunos das delegações de Barreiro, Beja e Porto.

Os objetivos gerais da mobilidade passaram, tal como noutras mobilidades, pela aquisição/cimentação de novos conhecimentos e competências e, também, pela promoção de uma maior consciência para a Cidadania e para a importância do seu exercício numa sociedade em permanente evolução, plural e multicultural, a par da sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Por isso, o programa de atividades foi muito diversificado e incluiu:

  • visita a Escolas e centros de formação, onde conhecerem algumas práticas pedagógicas, o sistema de ensino de Espanhol e desenvolveram competências linguísticas, já que puderam partilhar ideias com outros alunos
  • observação de instalações, equipamentos e aulas
  • visita a instituições com vista ao contacto com projetos de natureza ambiental, cidadania, integração social, luta contra racismo e xenofobia, entre outras questões
  • atividades culturais para imersão na riqueza histórica e cultural da cidade

Os alunos de vários Cursos Profissionais e localizações da nossa Escola, foram acompanhados, em permanência, por elementos da Escola, o que foi, também, um fator decisivo para o sucesso desta mobilidade. E a verdade é que os nossos alunos perceberam que a distância entre pares de outros países pode ser grande, mas há muito que os aproxima! Além disso, acabaram por fortalecer a relação dos alunos da nossa Escola mas que estudam em localizações diferentes.

Do contacto com o grupo e da experiência vivencial neste Projeto ERASMUS+, consideramos que esta é uma experiência única para os nossos alunos, pois possibilita adquirir competências ao nível dos conteúdos e temáticas abordadas, competências de desenvolvimento pessoal e ao nível linguístico, bem como, criar memórias inesquecíveis.

Esta oportunidade que a Escola proporcionou a estes alunos, foi sem dúvida uma experiência de vida que lhes permitiu aprender a viver juntos num mundo global e perceber que as fronteiras existem apenas na mente.

Paula Guerra e Carina Neves – elementos acompanhantes