Escola Profissional Lisboa | Serviço de Psicologia e Orientação | Hugo Ricardo

Gostamos de sublinhar que a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça é como uma grande família. Por isso, vamos dar-vos a conhecer as “caras” dos seus membros. Conheçam o Hugo Ricardo, alma e coração do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da EPBJC Lisboa, que acompanha alunos e alunas dos nosssos Cursos Profissionais, com este testemunho.

 

Para mim, ser psicólogo na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) tem sido uma experiência bastante especial, que me apanhou, no início, com algum assombro.

Trabalhar com adolescentes e com jovens adultos e adultas no dia-a-dia traz consigo uma bagagem de desafios, mas também nos proporciona muitos momentos que trazem sentido à nossa profissão.

 

Ser psicólogo nesta escola é fazer parte das suas vidas, muitas vezes em segundo plano, é vê-los também crescer e não resistir a sentir um certo orgulho a cada conquista durante e após o seu percurso escolar. É demonstrar que as suas vozes importam. Que as suas emoções são válidas e os seus problemas reais.

 

Ser psicólogo na EPBJC é tudo isto e muito mais! Dentro e fora da sala de aula. Quer seja a trabalhar em turma, ou a prestar apoio individualizado, aqui na EPBJC os alunos e as alunas vêm primeiro.

Ser psicólogo nesta escola significa fazer parte das vidas dos nossos alunos e das nossas alunas, e como tal, significa assumirmos uma série de responsabilidades: trabalhar com genuíno interesse nos obstáculos que cada jovem e família enfrentaram, desde o estudar para um teste até escolher uma carreira; respeitar a unicidade e as idiossincrasias de cada jovem – isto é, reconhecer que cada aluno e aluna são seres humanos únicos; promover a saúde mental e o sucesso escolar.
Para o conseguirmos, é imperativo termos consciência dos nossos limites, que linhas podemos e não devemos pisar, quais escolhas fazer em benefício de quem connosco estuda.

Perante a emergência da saúde mental, do bem-estar emocional e consequente reconhecimento do impacto que estas dimensões têm no nosso crescimento e durante toda a nossa vida, o SPO tem-se demonstrado imprescindível nas escolas.

A sua presença e ação podem fazer toda a diferença na forma como alunos e alunas se sentem nas suas escolas e até nas suas vidas! Se alguém sentir que precisa de ajuda, não hesite e fale com o seu SPO. É para todos e para todas que aqui estamos.