Selo da Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais

8 de janeiro de 2020. Dia de nervosismo na sede da EPBJC. E conseguimos o Selo da Qualidade!

O momento era de extrema importância mas, a verdade, é que estávamos ansiosos por dar a conhecer o trabalho que temos desenvolvido, de forma intensa, ao nível da implementação de um Sistema de Garantia da Qualidade, alinhado com o Quadro Europeu EQAVET. A EPBJC deu mais um passo e viveu, nesse dia, a Auditoria por parte de técnicos especializados, com vista à obtenção do Selo da Qualidade.

Nesse dia, estiveram presentes a Diretora Geral, o Presidente da Direção Pedagógica, os Diretores das delegações, professores e psicóloga da nossa Escola, bem como alunos, encarregados de educação, representantes de empresas e elementos que integram o grupo dinamizador da qualidade . Mas estes elementos foram apenas uma representação de todos os stakeholders, internos e externos, envolvidos no processo, a quem deixamos, desde já, uma nota de enorme agradecimento pelo trabalho e esforços que imprimiram para levar este processo a bom porto!

Demos a conhecer o modo de funcionamento da nossa escola, a nossa visão, missão e objetivos, o nosso Projeto Educativo. Falámos dos nossos progressos, do caminho que vai das normas e procedimentos até aos Processos da Qualidade, dos instrumentos utilizados, das métricas e indicadores que apuramos regularmente e que nos permitem apurar informação fundamental, das parcerias e do nosso trabalho com a comunidade, no sentido de uma educação para a cidadania. Falámos, ainda, do lado humano, das relações que se acentuaram e estreitaram. Falámos do envolvimento de todos os trabalhadores, comunidade educativa e entidades externas, da sua voz ativa e percebemos que existe já um sistema bem fundamentado, onde as partes envolvidas estão em grande sintonia.

É um ciclo iniciado e, agora, imparável. Um Ciclo da Qualidade que nos leva a reforçar a ponderação crítica sobre a forma como trabalhamos, analisando, avaliando, implementando novas soluções e estratégias, sempre com vista ao sucesso educativo de todos os nossos alunos, num ensino de qualidade aos mais diversos níveis.

Um enorme obrigado a todos os envolvidos pelo mais que reconhecido trabalho desenvolvido.

Agora, é continuar!