Sabes o que são os Cursos de Educação e Formação de Jovens?

Sabes o que são os Cursos de Educação e Formação de Jovens?

A igualdade deve ser sempre um dos pilares fundamentais do sistema de ensino. Por isso, a escola deve estar adaptada à diversificação de necessidades dos alunos, para que todos tenham a possibilidade de seguir os seus interesses e alcançar o sucesso educativo.

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma das soluções que, não só respondem a essa diversificação, como pretendem garantir, simultaneamente, a qualidade da formação.

Mas o que distingue estes cursos das outras opções? A quem se destinam? Neste artigo iremos explicar-te tudo.

Conhece aqui os nossos CEF

 

 

O que são Cursos de Educação e Formação?

Em primeiro lugar, são uma opção de ensino que dão oportunidade aos alunos de concluírem a escolaridade e a própria formação ao nível do 9.º ano.

É uma solução ajustada aos seus interesses e orientada para a formação profissional, com aprendizagem de competências técnicas que serão úteis para o exercício de uma profissão.

Independentemente da área de formação escolhida, todos os Cursos de Educação e Formação apresentam a mesma tipologia, integrando quatro componentes de aprendizagem:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Tecnológica;
  • Prática.

Como vês, apesar de apresentarem uma estrutura fortemente direcionada para o mundo profissional, proporcionam, ainda assim, um processo de aprendizagem equilibrado, ao desenvolver competências essenciais para toda a vida.

Para além de tudo isto, deves saber que nenhum percurso escolar te impede de prosseguires a tua formação, se assim o desejares. Por isso, um CEF permite a continuação dos estudos no ensino secundário, nomeadamente nos cursos profissionais.

 

Como funcionam os CEF?

Estes cursos, que dão equivalência ao 3.º ciclo do ensino básico, podem apresentar mais do que um modelo de duração, consoante a sua designação – tipo 2 ou tipo 3.

No caso dos cursos tipo 2, a duração do percurso de formação é de 2 anos, sendo que correspondem ao 8.º e 9.º ano. Por outro lado, os de tipo 3 duram apenas 1 ano, correspondendo ao 9.º ano.

Além da organização por módulos de aprendizagem, que conferem um caráter flexível a este sistema de ensino, os alunos vão realizar uma Formação em Contexto de Trabalho (FCT), sob a forma de estágio, em empresas ou instituições.

É desta forma que conseguem adquirir competências profissionais, de acordo com as necessidades do mercado, que irão contribuir para uma entrada qualificada e preparada no mundo do trabalho.

 

A quem se destinam?

Quando os Cursos de Educação e Formação para jovens surgiram, eram encarados como uma solução de recurso direcionada para alunos problemáticos, que faltavam regularmente às aulas ou que apresentavam pouco aproveitamento escolar.

No entanto, hoje em dia, essa ideia mudou, uma vez que apresentam um modelo de formação estruturado e pensado.

Assim sendo, além de serem uma opção para quem pretende concluir o 9.º ano de escolaridade, são destinados a alunos entre os 15 e os 18 anos.

Além do mais, de forma geral, são mais direcionados para quem tem interesse num modelo formativo mais prático, mesmo que não exclua a hipótese de prosseguimento de estudos.

 

Quais são os requisitos?

Para além de a idade ter de ser igual ou superior a 15 anos, os alunos que pretendem ingressar num CEF precisam de corresponder a alguns requisitos, nomeadamente relacionados com as habilitações:

  • Para cursos de tipo 2 é necessário que tenham o 6.º ou 7.º ano de escolaridade concluídos ou que tenham frequência do 8.º ano;
  • Para cursos de tipo 3 têm de ter o 8.º ano concluído ou, em alternativa, frequência do 9.º ano.

 

Qual a certificação obtida através de um CEF?

Ao concluíres um CEF recebes uma certificação escolar equivalente ao 3.º ciclo, equiparado aos certificados de outras modalidades de ensino, nomeadamente o chamado ensino regular.

Além disso, estes cursos fornecem-te ainda uma certificação profissional de nível 2, em concordância com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

 

Já conheces os nossos Cursos à tua escolha?

Dado que os Cursos de Educação e Formação procuram responder às necessidades e interesses dos alunos, bem como às exigências do mercado, as opções devem alcançar várias áreas.

Neste sentido, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) tem algumas opções de escolha para o ano letivo de 2020/2021, que se encontram à tua disposição em algumas das delegações espalhadas pelo país. São elas:

  • Operador de Distribuição – Tipo 2;
  • Operador de Informática – Tipo 3;
  • Cuidador de Crianças e Jovens – Tipo 3.

Já ficaste a conhecer melhor a realidade dos Cursos de Educação e Formação mas, mesmo assim, ainda tens algumas dúvidas que gostavas de esclarecer? Nesse caso, deves saber que a EPBJC está sempre disponível para te ajudar!

Conhece aqui os nossos CEF