IGUALDADE DE GÉNERO E CIDADANIA

Todos os anos, no âmbito do Projeto Educativo, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça define um novo tema – atual, controverso e relevante -, que vai ser estruturante nas nossas atividades escolares.
Para 2018/19, elegemos a “Igualdade de Género e Cidadania“, pois pretendemos, em primeiro lugar, aumentar os conhecimentos dos nossos alunos, professores e restante comunidade educativa sobre o conceito e as problemáticas a ele associadas.
Pretendemos trabalhar o tema e clarificar conceitos como sexo, género, construção da identidade de género, estereótipo de género, desigualdade homem/mulher, discriminação e dominação. Abordaremos problemas como a violência no namoro, o assédio sexual, a desregulação das condições de trabalho e a conciliação da vida familiar com o trabalho.
Ao desenvolvermos atividades e projetos sobre a Igualdade de Género e a Cidadania, por vezes em parceria com outras instituições, pretendemos que os nossos alunos reflitam e interiorizem atitudes e comportamentos de respeito pelos direitos humanos fundamentais.
Será, por isso, um ano de intenso trabalho mas que será, sem dúvida, mais um passo para fazer cumprir um Projeto Educativo que promove valores como a justiça social, a igualdade, a coragem e a solidariedade.
O Presidente da Direção Pedagógica
José Rui Ferreira