Formação em Contexto de Trabalho: uma parceria positiva

foto Marco Santos

A Formação em Contexto de Trabalho assume-se como uma parceria positiva entre aluno, escola profissional e empresa. E os nossos alunos não desiludem. O representante da EAD confirmou: “as experiências foram, surpreendentemente positivas, uma vez que os alunos demostraram competências técnicas e comportamentais de alto grau de maturidade. Este facto vem, apenas, comprovar a qualidade de ensino da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

O que pensa sobre a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) enquanto parte integrante de um curso profissional?

Temos a perfeita noção de que a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do plano curricular de qualquer curso profissional e é indispensável para a obtenção de um diploma de qualificação profissional, pelo que, enquanto organização responsável perante a sociedade, faz parte da nossa conduta contribuir para a formação de técnicos qualificados inseríveis numa função profissional.

Muitos alunos, independentemente do seu grau académico, nunca tiveram experiências profissionais anteriores, havendo um grande impacto nesta transição entro o académico e o profissional. Este tipo de formação profissional, permite a aquisição de competências relacionais, organizacionais e técnicas não passiveis de serem adquiridas em meio académico, fundamentais para o seu desempenho profissional.

Que impressão tem dos nossos alunos quando realizam FCT na sua empresa?

As experiências anteriores foram, surpreendentemente positivas, uma vez que os alunos desta escola profissional demostraram competências técnicas e comportamentais de alto grau de maturidade. Este facto vem, apenas, comprovar a qualidade de ensino da EPBJC.

 

Considera que esta é uma ‘parceria’ positiva, para empresa, escola e aluno? Porquê?

Sem dúvida que é positiva para as três partes. Para a escola, porque tem a possibilidade de enriquecer o seu programa curricular oferecendo estas experiências aos seus alunos, bem como proporcionar aos formandos experiências profissionais e condições de aprendizagem prática em contexto real que a escola jamais poderá garantir por si só. Sem esta parceria, as escolas não seriam capazes de proporcionar essas experiências profissionais em domínios práticos ajustados à realidade do mundo do trabalho que as escolas, por melhor que funcionem, não podem assegurar.

Para o aluno, porque consegue compreender melhor o ambiente profissional, entender a importância das competências relacionais e organizacionais para as entidades, minimizando o impacto da transição académico/profissional.

E por fim, para a empresa uma vez que, pelo cariz de ser socialmente responsável, contribui, assim, para o bem-estar da comunidade e em particular dos futuros profissionais.

Por outro lado, a FCT também tem possibilitado à EAD identificar talentos, ficando os mesmos referenciados para futuras oportunidades de emprego.

 

Como foi a integração dos nossos ex-alunos na empresa?

A integração ocorreu sempre de forma muito natural e harmoniosa. O relacionamento com a escola e alunos tem sido sempre extramente positiva e não há qualquer tipo de situação menos positiva a referenciar.

Já recebemos vários alunos FCT e julgamos que não há melhor evidência desta sinergia, do que a EAD ter, neste momento, nos nossos quadros ex-alunos da escola profissional.

Marco Daniel Ferra dos Santos, representante da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, S.A.

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