Escola Profissional Seixal | Serviço de Psicologia e Orientação | Marisa Ganchinho

Saltamos até à margem sul do Tejo, onde a Marisa Ganchinho nos recebe, na delegação do Seixal da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

 

O meu nome é Marisa Ganchinho, sou psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Seixal e desenvolvo a minha atividade em três domínios essenciais:

 

 

Ser psicóloga na EPBJC Seixal é uma oportunidade que me permite crescer enquanto profissional e pessoa todos os dias. Tenho o privilégio de trabalhar com adolescentes e jovens adultos individualmente e em grupo, o que se torna numa experiência desafiante e exigente mas, ao mesmo tempo, muito gratificante e enriquecedora.

 

Acompanhar e contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos, bem como perceber que ajudo aquele(a) jovem a dar sentido aos seus sentimentos/emoções, a encontrar estratégias para os seus problemas e dificuldades, a motivar-se para concluir o curso profissional e a ter perspetivas e planos de futuro deixa-me com a sensação de “missão cumprida”. O trabalho que desenvolvo para facilitar a interligação da escola com os pais e encarregados de educação, bem como a relação com os professores, os funcionários, a direção e com a comunidade, é essencial para este processo.

 

Tenho alunos dos cursos profissionais que nos vêm visitar depois de acabarem o curso e que valorizam muito a passagem pela nossa escola, bem como o ambiente familiar, de proximidade, de preocupação, de preparação técnica e para o mundo da vida ativa. Com esse retorno positivo, percebo que o trabalho que desenvolvo, em conjunto com toda a equipa, marca a vida de quem cá passa.

 

Por vezes, ter a capacidade de procurar ajuda é mais difícil do que não o fazer! Por isso, se sentires que algo não está bem não tenhas vergonha em falar com o(a) psicólogo(a) da tua escola, pois este(a) está disponível para te ajudar de forma confidencial e sem julgamentos!