Escola Profissional Beja| Serviço de Psicologia e Orientação | Ana Oliveira

Apontamos a bússola a sul, onde vamos conhecer a Ana Teresa Oliveira, psicóloga na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça de Beja, onde orienta, com muita dedicação, o intenso trabalho do Serviço de Psicologia e Orientação da delegação.

 

Olá! O meu nome é Ana Teresa Oliveira e sou psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação da EPBJC Beja, desde 2015.

Considero que a existência do SPO na escola constitui uma mais-valia em duas vertentes:  para os nossos alunos e alunas pois têm disponível na escola uma figura adulta com a qual podem “desabafar” os seus receios e angústias de toda a índole de forma confidencial.

Não nos podemos esquecer que os alunos e alunas são também filhos, irmãos, netos e pessoas individuais que têm na sua “bagagem” experiências que podem condicionar o seu envolvimento académico e o processo de ensino-aprendizagem bem como o seu bem-estar no contexto educativo; por outro lado, o SPO atua igualmente com a comunidade docente, através de um trabalho de equipa, resultando na resposta necessária à resolução de problemas em contexto de sala de aula.

Na minha perspetiva, o trabalho do SPO tem que ser de proximidade, especialmente com os alunos e alunas. Estabelecer laços que os vinculem aos técnicos e docentes e, consequentemente, à escola, deve ser o ponto de partida para construir relações de confiança que lhes permita ser eles próprios em todos os domínios, culminando assim no seu sucesso educativo.

Ser psicóloga na escola é sem dúvida um desafio diário mas assistir a pequenas evoluções, observar as suas conquistas diárias e os obstáculos ultrapassados, ver alunos e alunas a concluir a sua formação e prosseguirem estudos ou entrarem no mercado de trabalho,  constitui o maior retorno do nosso trabalho!