Escola Profissional Barreiro | Serviço de Psicologia e Orientação | Paula Guerra

Regressamos à margem Sul do Tejo para conhecer a Paula Guerra: a nossa Animadora Sociocultural que traz vida e apoio à delegação do Barreiro da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. Quem ali frequenta os cursos profissionais e os cursos de educação e formação sabe que a Paula está sempre por perto!

A conquista do bem-estar é o meu trabalho diário!

Trabalhar numa Escola que se dedica ao desenvolvimento de competências técnicas e profissionais para o emprego e trabalho digno, bem como à eliminação da desigualdade de género, à cidadania ativa e, por sua vez, que dê especial importância ao desenvolvimento de competências socioemocionais, é para mim um privilégio e um fator diferenciador da nossa Escola.

E é aqui que começa uma parte do meu trabalho! Ou seja, uma parte do meu dia-a-dia é trabalhar com os alunos habilidades de lidar com sentimentos e emoções em relação a si, aos outros e ao mundo.

Com o regresso à Escola, o desafio atual, é entender o que se está a sentir e é preciso parar para falar de como cuidar das emoções e superar os efeitos da pandemia na saúde mental.

A minha maior vitória é o reconhecimento do valor deste trabalho por parte dos alunos e só assim conseguimos construir um lugar de aprendizagens e uma Escola mais saudável, inclusiva e feliz!