Conhece o Modelo Educativo da EPBJC

Enquanto escola de formação profissional, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) baseia o seu modelo educativo em valores que permitem construir a sua identidade e refletem a importância que dá ao percurso escolar dos alunos.

No fundo, estes ideais servem como linhas orientadoras: é através deles que se definem estratégias e se compõe a oferta formativa.

Hoje vamos explicar-te tudo sobre o modelo educativo da EPBJC.

 

Missão, Visão e Valores da EPBJC

Missão

Em primeiro lugar, a EPBJC pretende conceder-te uma preparação adequada e qualificada, independentemente da área escolhida. Assim, o ensino é baseado em algumas componentes – sociocultural, científica, tecnológica e prática.

É também nesse sentido que procura trabalhar em conjunto com instituições ou empresas, proporcionando experiências únicas e contactos no mundo laboral, úteis para o futuro profissional dos alunos.

É reconhecendo as necessidades de cada entidade que é possível compreender as exigências do mercado atual e ir otimizando a formação.

Ainda assim, a missão não é apenas tornar-te um técnico competente – é, também, estimular um desenvolvimento pessoal que te permitirá participar na vida em sociedade e te ajudará na hora de escolheres o que desejas: ingressar no mercado profissional ou prosseguir a formação e os estudos (ou até ambos em simultâneo).

 

Visão

A EPBJC defende, enquanto escola profissional, que, como a diversificação de percursos escolares é um ponto positivo, todas as vias de ensino têm igual importância e qualidade e devem ser igualmente valorizadas. Por isso, recusa tanto a desvalorização dos cursos profissionais.

Encarando todas as modalidades desta forma, os alunos devem ter as mesmas possibilidades, nomeadamente, relativas ao acesso ao ensino superior, independentemente da via que escolhem.

Apesar do prosseguimento dos estudos ser incentivado, a EPBJC forma os alunos para que se integrem na vida socioeconómica do país. É por isso que a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) é valorizada, pois proporciona experiências profissionais de valor para o futuro dos alunos.

Além disso, a EPBJC apresenta uma visão de que os currículos escolares devem ser reorganizados e ajustados para que, além de contribuírem para a formação profissional, sejam fundamentais para a formação cívica.

O objetivo é que te tornes um cidadão consciente e interventivo.

 

Valores

Um dos princípios da EPBJC é que um aluno não deve ser encarado apenas como um depositário de conhecimento. Afinal, todos somos seres individuais com personalidade, inseridos num determinado contexto e com diferentes ambições.

Tendo isto em consideração, o teu espírito crítico deve ser desenvolvido, para que assumas o comando da tua vida e lutes pelos teus direitos.

A EPBJC é também uma escola que combate os fatores de exclusão, seja no âmbito cultural, social ou económico. Desta forma, os nossos valores assentam em princípios de cidadania, igualdade, justiça e cooperação, ao invés da competição e individualização, seguindo os ideais da Constituição da República Portuguesa.

 

Um Ensino Diferenciado…

Uma escola profissional como a EPBJC constrói uma ligação entre a educação e o mundo do trabalho. Para isso, privilegia experiências reais através da FCT.

Mas não é tudo: a estruturação por módulos dos programas curriculares funciona como um elemento facilitador do processo de aprendizagem, pois respeita o ritmo de cada aluno.

É este o verdadeiro diferenciador: além de proporcionar uma preparação mais específica, em comparação com outras vias de ensino secundário de caráter mais teórico e generalizado, é capaz de responder a diferentes formas de aprendizagem.

 

Como a EPBJC pretende alcançar o Sucesso Educativo

Tendo como base algumas evidências científicas sobre o insucesso escolar, é possível entender que, além de outras variáveis, a escola tem uma grande influência nos resultados dos alunos.

É tomando consciência desta responsabilidade que se torna importante analisar, questionar e ajustar algumas práticas no sistema de ensino, para melhorar as respostas educativas e contribuir para o êxito dos alunos, que definirá o êxito da escola.

Desta forma, atribuindo o sucesso educativo da EPBJC ao sucesso dos alunos, é fundamental analisar algumas métricas.

 

Além disso, a EPBJC reconhece também importância ao desenvolvimento de métodos de apoio ao prosseguimento de estudos, bem como ao acompanhamento, de forma próxima, do processo de profissionalização.

 

Por que podes confiar no Modelo Educativo da EPBJC

Em primeiro lugar, porque já te demos a conhecer os valores em que assenta a oferta que temos para ti enquanto escola de formação profissional.

No entanto, e porque acreditamos que há sempre margem para melhorar, analisamos os nossos dados, através do nosso Observatório da Qualidade, num modelo de Sistema de Garantia de Qualidade, alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional.

Aliás…

Sabias que a EPBJC foi uma das primeiras escolas profissionais a obter o Selo de Conformidade neste âmbito?

Desta forma, conseguimos apurar dados muito relevantes para conhecer a fundo, acompanhar e desenvolver estratégias de ação ao nível das taxas de conclusão, de absentismo, de desistências, de módulos não realizados, entre muitas outras.

Deves saber que é com e para os alunos que a EPBJC trabalha para melhorar, sempre, o seu modelo educativo.

Sabe mais sobre a nossa escola profissional