Centenário do Nascimento de José Saramago | Tema Anual de Escola 2021/22

Assinala-se, hoje, a 16 de novembro de 2022, o centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010).

É uma oportunidade para a divulgação da obra, a consolidação da presença deste grande escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e a celebração e homenagem à sua vida, cidadão comprometido com a liberdade e a democracia.

No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça decidiu eleger como tema anual a ser trabalhado pelos alunos, em todas as turmas, o Centenário do Nascimento de José Saramago. É para nós um privilégio e orgulho dedicar um ano letivo a este tema.

Das muitas atividades já realizadas e a realizar, ao longo deste ano letivo, destacamos a realização de um Ciclo de Cinema, com filmes baseados nas obras de Saramago, um programa de rádio, a criação de uma agenda para a Fundação Saramago, a produção e realização de uma peça de teatro, a criação de plataformas digitais sobre a vida e obra de Saramago, criação de jogos e Kahoots, exposições de trabalhos, percursos pedestres, leituras de obras, etc.

Para descobrir, desde já, um pouco mais sobre José Saramago, convidamos a consultar a Autobiografia e Biografia disponível  em https://www.josesaramago.org/biografia/