Balanço Anual

Balanço Anual Ano Letivo 2018/19 - EPBJC

No ano letivo 2018/19, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça acompanhou de perto os quase 1300 alunos, que connosco traçaram o seu percurso no Ensino Profissional e, também, no Ensino de Educação e Formação de Jovens.

Foi um ano letivo marcado, como sempre, por muito trabalho e pela implementação do Projeto Educativo 2017/2020. Mediante o desenvolvimento de uma cultura profissional que conta com a participação de todos os professores, alunos, encarregados de educação, trabalhadores e técnicos não docentes, bem como com os empregadores, o Projeto continua a ser desenvolvido tendo em vista o aprofundamento da cultura escolar do sucesso educativo de todos os alunos, promovendo, igualmente, a educação pela cidadania (com o desenvolvimento de diversas atividades desenvolvidas no âmbito do tema de Projeto Escola de 2018/19 – ‘Igualdade de Género e Cidadania’ -, a par de projetos com a comunidade, comemorações da Revolução do 25 de Abril e 1º de Maio, aprofundamento democrático do funcionamento da escola, entre outras).

O ano letivo de 2018/2019 foi, assim, o ano de “velocidade cruzeiro” ao nível da implementação efetiva do Sistema de Garantia da Qualidade, alinhado com o Quadro EQAVET, com o envolvimento e a assunção de responsabilidades por parte de todos os stakeholders. Nesta linha, foi muito relevante a aferição do grau de satisfação de alguns dos stakeholders (empregadores, encarregados de educação, alunos que concluíram o 12º ano), tendo obtido resultados muito positivos e encorajadores para o desenvolvimento da nossa atividade, de onde destacamos a satisfação dos empregadores, que, a vários níveis, se situou sempre acima dos 94%. Os objetivos definidos refletem-se nos vários indicadores do EQAVET, alvo de constante monitorização, análise, revisão e ajuste, neste modelo de Sistema de Garantia da Qualidade que continuamos a desenvolver na nossa escola e que nos permite construir um modelo pedagógico sustentado, baseado na aprendizagem cooperativa e na diferenciação pedagógica.

Por fim, importa referir que este foi também um ano de obras de requalificação na delegação do Porto e de projeção de mudança de instalações da delegação do Seixal.

Algumas referências a reter no Balanço do Ano Letivo 2018/19

Neste ano letivo, não podemos, infelizmente, deixar de referir que as taxas de desistência se situaram acima das metas estabelecidas, situação que está a ser devidamente acompanhada e que procuramos inverter. As taxas de absentismo ficaram dentro dos valores previstos e o volume de módulos não realizados ficou abaixo do previsto, o que é um ponto positivo.

A par dos resultados escolares, também existe uma avaliação sistemática de processos e procedimentos, bem como o desempenho individual dos professores e dos Diretores das Delegações, que nos permite continuar a refletir sobre o nosso trabalho e procurar melhorá-lo e torná-lo mais adequado e eficaz para alcançar as metas por nós traçadas.