A quem se destinam os Cursos Profissionais? Serão para ti?

Existem algumas pessoas que, ao longo da vida, vão mudando de percurso, em busca do que gostam. Na mesma medida, existe quem saiba desde cedo o caminho que quer seguir.

Isto significa que todas as pessoas têm perfis diferentes e as ofertas educativas e formativas devem acompanhar essa diferença.

É por isso que, hoje em dia, existem múltiplas opções. Os cursos profissionais são uma delas.

Se não tens a certeza se esta é a hipótese indicada para ti, nós damos-te uma ajuda.

Conhece aqui os nossos cursos profissionais

Uma solução com uma forte Vertente Prática

Um curso profissional insere-se numa modalidade de ensino com uma grande ligação ao mundo do trabalho, através de uma aprendizagem real das práticas de uma profissão. Na verdade, o ensino profissional tem muitas vantagens.

Independentemente das razões que levam os alunos a procurarem um curso profissional, hoje em dia a maior parte deles parece ter um ponto em comum que os caracteriza: um pensamento orientado para a aplicação prática das matérias que estudam.

 

Alguns Requisitos Obrigatórios…

Como uma modalidade de ensino relativa à frequência do ensino secundário, os alunos precisam de corresponder a alguns requisitos, comuns a todas as escolas.

Aqueles que pretendem candidatar-se devem:

requisitos-cursos-profissionais

 

Conhece o Perfil indicado para frequentar um Curso Profissional

Se sabes desde cedo o que queres ou se, pelo menos, sentes interesse por uma área específica e tens vontade de aprender mais sobre ela, um curso profissional pode ser ideal para ti.

Acima de tudo, deves saber que, se for este o teu caso, um método formativo que te permita “pôr as mãos na massa” desde cedo poderá potenciar as tuas capacidades.

Em tempos anteriores, era comum a ideia de que um curso profissional era direcionado para alunos com pouco aproveitamento escolar.

No entanto, a verdade é que este tipo de ensino é rigoroso, pois procura preparar eficazmente os alunos para o mundo do trabalho, que é cada vez mais exigente.

Além do mais, como parecem ser cada vez mais os alunos que mostram vontade em prosseguir os estudos ao ingressar no ensino superior, um curso profissional tem de ter a capacidade de fornecer uma preparação adequada para essa realidade.

Para frequentares este tipo de ensino, deves apresentar uma postura recetiva à aprendizagem.

No fundo, o mundo profissional é desconhecido para uma grande parte dos alunos, pelo que, se tiverem vontade de aprender, todo o processo de profissionalização será mais fácil.

Além do mais, como é uma realidade que pode ser complexa e cheia de desafios, deves mostrar uma atitude ativa, motivada e de cooperação.

É importante que percebas que, se escolheres um dos cursos profissionais de 10.º ano, vais ser tu um dos principais agentes do teu percurso de aprendizagem.

Se ainda estás hesitante e não tens a certeza se esta opção é a mais acertada para ti, podes recorrer a este quiz e perceber se as tuas características se adaptam a um curso profissional.

powered by Typeform

 

Que apoios existem para os Cursos Profissionais?

A realização de um curso do ensino secundário deste género é de frequência gratuita.

No caso da Escola Profissional Bento Jesus Caraça (EPBJC), existem alguns apoios regulamentados disponíveis (que podem variar de região para região), que fazem com que este tipo de formação seja inclusiva e esteja ao acesso de todos. Podem ser relativos a:

  • Transporte, alimentação ou bolsa de profissionalização;
  • Situações de carência económica, auxiliando no processo de aquisição de material escolar imprescindível ao estudo;
  • Necessidades escolares específicas dos alunos, relativamente à aprendizagem, acompanhadas pelo serviço de psicologia e orientação.

Para além disso, existem ainda protocolos de cooperação com inúmeras entidades profissionais das mais variadas áreas, procurando servir efeitos de desenvolvimento das Formações em Contexto de Trabalho (FCT) dos alunos dos vários cursos, assim como outras atividades que envolvam a comunidade escolar.

 

Começa a projetar o teu futuro

Agora que já tens mais informação relacionada com os cursos profissionais e com que atitude deves encarar este tipo de ensino, podes começar a planear os passos seguintes da tua formação.

A EPBJC encontra-se disponível para esclarecer qualquer dúvida e tem à tua disposição um conjunto de opções que procuram fazer de ti um profissional de excelência.

 

Conhece aqui os nossos cursos profissionais