A POLÍTICA E O AMBIENTE

A POLÍTICA E O AMBIENTE

O ano letivo de 2019/2020 traz à Escola Profissional Bento de Jesus Caraça a abordagem de um novo e premente tema de Projeto Escola: A Política e o Ambiente.

A abordagem deste tema é um enorme desafio que se coloca aos nossos professores, alunos e à comunidade escolar em geral. Pretendemos, durante o ano letivo, promover atividades e momentos de incentivo à compreensão e pensamento crítico acerca do tema, com enfoque, entre outras questões, nas políticas ambientais proibicionistas e nas perspetivas mercantilistas de gestão do ambiente, abordando conceções dominantes, a par de visões alternativas.

Será, por isso, relevante perceber a natureza da crise ambiental e, de forma mais aprofundada, caracterizar as políticas ambientais e os seus resultados. Pretendemos, ainda, reforçar a sensibilização para a educação ambiental, já trabalhada em disciplinas do nosso currículo escolar.

“A crise ambiental não é uma crise da Natureza, mas uma crise da sociedade. As principais causas daa destruição ambiental que hoje enfrentamos não são biológicas, nem produto de escolhas humanas individuais, mas sociais e históricas, com raízes nas relações de produção dominantes.”