A participação da Escola, com intervenção de todos os membros da sua comunidade educativa, no combate a todas as formas de violência é uma missão fundamental e um ato de cidadania ativa. O Ministério da Educação, atento à realidade da violência doméstica e tendo presente a sua missão, participou na elaboração do Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica.

Mensagem de boas vindas ao novo ano letivo 2020/21 na Escola Profissional e nota para as mudanças e medidas que o atual contexto nos leva a aplicar. Será um ano difícil mas contamos com o esforço de cada um para levar, como sempre, o nosso barco a bom porto!

A AEBJC, entidade proprietária da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC), elaborou, em março de 2020, a 1ª versão do PLANO DE CONTINGÊNCIA, que visa permitir enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma propagação de doença por coronavírus (COVID-19) e que, face ao panorama atual, agora atualiza, antes do início do ano letivo 2020/21.

A igualdade deve ser sempre um dos pilares fundamentais do sistema de ensino. Por isso, a escola deve estar adaptada à diversificação de necessidades dos alunos, para que todos tenham a possibilidade de seguir os seus interesses e alcançar o sucesso educativo. Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma das soluções que, não só respondem a essa diversificação, como pretendem garantir, simultaneamente, a qualidade da formação.

Enquanto escola de formação profissional, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) baseia o seu modelo educativo em valores que permitem construir a sua identidade e refletem a importância que dá ao percurso escolar dos alunos. No fundo, estes ideais servem como linhas orientadoras: é através deles que se definem estratégias e se compõe a oferta formativa. Hoje vamos explicar-te tudo sobre o modelo educativo da EPBJC.

Uma escola de formação profissional, como a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, alarga o espectro de opções de ensino disponíveis para todos os alunos. Daí a sua importância. Hoje, queremos dar-te a conhecer o nosso modo de funcionamento, bem como a oferta formativa que podemos ter para ti.

Responde a algumas perguntas, em apenas 5 minutos, e percebe se o Ensino Profissional pode ser o teu caminho a seguir!

Durante todo o processo de formação, os cursos profissionais visam facilitar a integração dos alunos no mercado de trabalho, proporcionando experiências únicas que os preparem da melhor forma possível, além da possibilidade de ingressar no ensino superior.
Assim, a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) é uma das principais componentes desta modalidade de ensino.

Existem algumas pessoas que, ao longo da vida, vão mudando de percurso, em busca do que gostam. Na mesma medida, existe quem saiba desde cedo o caminho que quer seguir. Isto significa que todas as pessoas têm perfis diferentes e as ofertas educativas e formativas devem acompanhar essa diferença. É por isso que, hoje em dia, existem múltiplas opções. Os cursos profissionais são uma delas.

Felizmente, existem muitas vias possíveis para concluir o ensino secundário - uma delas diz respeito aos cursos profissionais.
Mas de que forma este tipo de ensino pode ser uma vantagem? Como te pode ajudar a construir o teu futuro a nível profissional? Continua a ler e fica a saber tudo.